Casa Famalicão
O projeto:
Local:
Famalicão
Duração:
6
Abertura:
2012
Tipo:
Moradia V5
Fase:
Área:
350
Budget:
Cliente:
Fotografia:
Arquitetura geral:

Leia o texto da jornalista Elisabete Figueiredo sobre este projeto, e que foi publicado na revista Homify.
Se preferir leia-o no sítio original clicando AQUI.

Conforto e beleza em Famalicão

 

Os gostos e as tendências estéticas mudam e evoluem com o tempo, mas há um factor que é sempre inalienável a qualquer escolha – o gosto pessoal. Isto é verdade para qualquer escolha na nossa vida e a arquitectura não é diferente, e é por isso que num período de tempo convivem tantos estilos diferentes de edificações e habitações!

A tendência moderna já não é nova, mas continua a reunir grande consenso entre os leitores da homify. As suas linhas simples de geometria angular conquistam pela presença discreta, mas notória, e a pouca ornamentação. Em alguns casos, ainda acrescenta uma certa facilidade de manutenção, em relação a casas mais ornamentadas. Os interiores primam pelo conforto planeado de raiz, pela luminosidade e pela funcionalidade sempre presente. E o melhor é que com estas casas não precisa de prescindir de um pouco do clássico que faz perdurar no tempo com sucesso.

Se este é o seu tipo de casa, hoje vai mesmo amar o projecto que temos para lhe apresentar! É uma moradia maravilhosa, por fora e por dentro, da autoria da ShiStudio Interior Design, que o vai inspirar. Mas uma imagem vale por mil palavras, por isso não percamos tempo, vamos já ver as fotos!

Prometemos e cumprimos! Esta casa é realmente um exemplo excelente do estilo moderno e é mesmo lindíssima. Incorpora na sua essência moderna um certo tom classico que dá intemporalidade, tanto na fachada como nos interiores. Na fachada isso deve-se ao uso do granito, que acrescenta uma imponência mais sólida, mais presente e intenporal, e adiciona um tom natural que ajuda à harmonização da casa na envolvente verde.

Adoramos as transições fortes entre branco e cinzento que realçam volumes e estruturas dando à habitação uma imagem dinâmica e interessante.

Os espaços exteriores foram planeados para valorizar a estrutura construída, incluindo os canteiros cinzentos-escuros que fazem efectivamente parte dela.

Dos espaços exteriores faz parte esta área de lazer com piscina e deck de madeira a que se acede a partir da área de living interior.

A entrada é discreta, embebendo-se no cinzento da casa através do seu revestimento de ripado tridimensional com um ligeiro brilho metálico.

Uauuuu! Uau, uau, uauuu! Começamos a explorar os interiores a partir da área das salas de estar e sala de jantar e já nos faltam palavras. É difícil encontrá-las para estes espaços imensos, livres e abertos, com uma estreita ligação aos exteriores, como manda a mais pura tendência moderna.

Esta grande área aberta é realmente o coração da casa, a área social criada e decorada para receber amigos e relaxar, e as suas dimensões impressionam. É composta por duas áreas de estar, uma sala de jantar e um escritório/biblioteca com possibilidade de ligação, que temos de conhecer mais de perto.

A área de estar divide-se em duas partes e essa divisão é feita somente através do mobiliário. Os dois sofás com chaise longue, colocados costas com costas, de forma perfeitamente simétrica, estabelecem a fronteira e ganham unidade graças a um simples móvel branco lateral que também dá apoio à sala de estar.

Os tapetes, as mesas de centros e as cadeiras de apoio completam dois cenários distintos mas coesos. Repare na qualidade do design de cada uma das peças utilizadas nesta composição inteligente.

Em cada uma das extremidades deste espaço acontecem funcionalidades distintas: – o espaço que vê acima é o hall de entrada e no extremo oposto pode ver um móvel de parede para o ecrã de televisão desenhado e executado à medida. Este é um trabalho que revela uma grande qualidade destes arquitectos de interior, pois desenhar, funcionalizar e embelezar um espaço destas dimensões sem cair em exageros é uma tarefa bem mais complicada do que parece!

Falta de espaço ou constrangimentos de qualquer ordem são coisas definitivamente afastadas desta moradia. Aprecie devidamente os corredores em branco e madeira, onde e luz banha cada recanto, e o átrio dos quartos, tão cómodo.

A sala de estar é digna da realeza, com espaço confortável para 10 pessoas, mas acaba por não ser impositiva pelas suas cores suaves, que se harmonizam no espaço. Imediatamente a ela, na lateral aparece uma biblioteca/escritório e a divisão entre estes dois espaços acaba por ganhar grande protagonismo.

As portas deslizantes, compostas de painés de grandes dimensões, foram revestidas com papéis de parede com cores neutras e padrões em relevo baixo e algum brilho, assumindo um papel fortemente decorativo para além da função óbvia de separação.

Não podemos seguir para ver outros espaços sem comentar os luxuosos lustres suspensos na área de refeições – um clássico reinventado com um toque super contemporâneo.

A cozinha é uma ode ao estilo moderno, com a ênfase natural na sua belíssima ilha com mesa de refeições familiares. Adoramos que este espaço de trabalho, prático e funcional, seja também dotado de acesso ao exterior, porque trabalha-se com muito mais vontade quando se pode apreciar coisas bonitas.

Alegria, aconchego e funcionalidade para crianças com muita sorte!

Os quartos das crianças definem-se pelas cores fortes e alegres das paredes e do mobiliário criado especialmente a pensar nelas e nas suas necessidades.

Despedimo-nos desta casa fabulosa com uma espreitadela rápida ao quarto dos adultos, onde impera um estilo sóbrio, com cores neutras e quentes que recuperam um pouco a estética da área de lazer. Nós ficámos especialmente fãs da ideia dos candeeiros suspensos a fazer as vezes de candeeiros de mesa-de-cabeceira e do conjunto que compõe o toucador, em especial do baú estofado em capitoné.